Fique por dentro das Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos da UTFPR (n.5)


Em continuidade ao conteúdo iniciado nesta coluna sobre a formatação do trabalho acadêmico, vamos trabalhar com as instruções sobre EQUAÇÕES e FÓRMULAS.

Quando for necessário apresentar equação e/ou fórmula na sequência normal do texto deve ser representada em linha: 1/2 ou 2-1

A recomendação da Norma é que as equações sejam feitas separadas do texto (com espaçamento de 1,5 na mesma fonte do texto) e centralizadas.




Se as equações precisarem utilizar mais de uma linha (por falta de espaço) devem ser interrompidas antes do sinal de igualdade ou depois dos sinais de adição, subtração, multiplicação e divisão.



Ao longo do texto, quando forem utilizadas várias fórmulas/equações, as mesmas deverão ser numeradas sequencialmente, com numeração entre parênteses, à direita da equação junto à margem.



Trecho adaptado de: GLOBBO, Alexandre Fadel. Proposta de aplicação de sistema de inferência neuro-fuzzy para otimização de tráfego. 2005. 94 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2005.













No texto ao se referir às equações e fórmulas devem ser mencionados os números sequenciais das mesmas:


Para as frações:

  • Quando numerador e denominador forem números entre um e dez: escrever por extenso.


Ficamos por aqui e na próxima publicação vamos abordar as orientações sobre ILUSTRAÇÕES.


Postagens mais visitadas